quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pilanesberg

A semana passada tivemos visitas e decidimos organizar uma ida a Pilanesberg, uma reserva que fica a cerca de 2 horas de Joanesburgo.
Como andamos com o Honda Jazz alugado que a empresa nos deu para os primeiros meses, achamos que era melhor alugar um carro maior... Procurámos em vários stands, mas sem sucesso.... só tinham BMW ou Mercedes. Decidimos então que o melhor era mesmo ir no Honda porque também não era preciso levar muita roupa.

A viagem foi rápida, parámos em Suncity para dar uma espreitadela e seguimos para o Selous Bush Camp.  Desde o início que a ideia era ter um fim de semana de aventura, a verdadeira experiência no mato!  E foi isso que encontrei na Internet, uma reserva em que o alojamento é feito em tendas, que o jantar é feito ao ar livre à volta duma fogueira e onde só existe electricidade na cozinha e na tenda de lounge e do pequeno-almoço. Estava incluído um safari e todas as refeições.

Chegámos ao Selous Bush Camp já passava da hora do almoço, porque nos perdemos.  É escusado pedir indicações por estas bandas porque ninguém sabe ajudar!  Almoçámos na tenda grande e em seguida fomos trocar de roupa para fazermos o safari dentro do Selous Bush Camp.  Esta reserva privada não tem predadores (graças a Deus, já vão perceber porquê), o animal mais perigoso seria a hiena ou o rinoceronte branco. Vimos girafas, rinocerontes brancos, zebras, kudus, sprinbok, waterboks, impalas até chegar a hora da merenda a observar o pôr do sol.  O ranger parou o jipe fora da estrada e pediu a todos para sair, subimos umas pedras e ele abriu uma caixa com refrigerantes fresquinhos e outra com manga seca e biltong.  Biltong, é carne condimentada seca. Confesso que o aspecto não é dos melhores, mas a Maria adorou e eu também.

Terminado o repasto, voltámos ao jipe para regressar ao Bush Camp.... surprise, surprise... um dos pneus rebentou no caminho e foi necessário trocá-lo ali mesmo, no escuro à luz de lanternas e telemóveis...  Foi aí que a pobre Maria olhou para mim e disse: “Mãe, estou a ficar assustada”.  Sorte a nossa que eu escolhi um Bush Camp sem predadores!!

Uma hora mais tarde estávamos de regresso ao Bush camp e desejosos de tomar um duche!  Depois do duche e de trocar de roupa, fomos jantar.  Os jantares aqui são servidos, quando está bom tempo, ao ar livre, numa espécie de anfiteatro sem os degraus e com uma fogueira no meio.  São colocadas mesas e cadeiras e enquanto vamos falando com os colegas de safari, o ranger vai fazendo o braii (palavra sul africana para barbacue).  Após o jantar estávamos estoirados e já era hora de regressarmos às tendas para descansar porque tínhamos de acordar às 4:00 para irmos fazer um safari em Pilannesberg (onde existem elefantes e todos os outros predadores).

Domingo 4:00, alvorada, toca a vestir à luz da lanterna e correr para o carro para não perdermos o safari. Seguimos as indicações que nos deram para lá chegarmos, estacionámos e entrámos no jipe.

A Maria adormeceu antes de entrarmos! O safari durou duas horas e meia, vimos elefantes, kudus, muitas zebras, impalas, springboks, waterboks, girafas, um hipopótamo, mas nada de leões :(

Ao regressarmos ao Bush Camp atacámos os ovos mexidos e as tostas que estavam na mesa.  De seguida e dado o calor, foi cada um para seu lado descansar. Eu regressei à tenda para ler um bocado enquanto a Maria transformou a tenda numa casa de bonecas. Quando me apercebi, já tinha fechado os corta-luz das janelas e estava um calor de morte dentro da tenda.  Solução: um duche ao ar livre! Fabuloso!!!

Para evitar conduzir de noite, que é bastante perigoso, decidimos arrumar as trouxas e fazer-nos à estrada....  Mal entrámos no Honda Jazz, caiu uma tempestade...  óptimo, para arrefecer!

Pela estrada fora, vemos coisas extraordinárias, desde vendedores de fruta, de pneus, carregadores de telemóvel e de refrigerantes que, by the way, não querem comprar também um camaleão?! Aqui até vendem a sogra se puderem, no offence Maria João!